Skip to content
Home seta Edital do Mestrado em Gestão Empresarial
CURSO DE MESTRADO EM ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO PDF Imprimir e-mail

   UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE              

           FACULDADE DE ECONOMIA

 E D I T A L

 

6ª EDIÇÃO/2014

 

CURSO DE MESTRADO

 

EM ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

 

 

A Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) leva ao conhecimento do público que se encontram abertas as inscrições para a 6ª edição do curso de pós-graduação, ao nível de mestrado, na especialidade de Economia do Desenvolvimento.

 

Este mestrado visa atender às crescentes preocupações de formação de licenciados em Economia, com o objectivo de colmatar necessidades urgentes do sector real da economia em profissionais habilitados com o nível de pós-graduação.

Organização do curso e plano de estudos

O curso de Mestrado em Economia do Desenvolvimento (MED) foi desenhado para ser frequentado no período pós-laboral e em regime presencial. O programa oferecido tem a duração de quatro semestres lectivos, sendo a avaliação por sistema de créditos. O plano de estudos é constituído por três componentes:

  • Disciplinas nucleares ou obrigatórias, que são o corpo central da formação do mestrado;
  • Disciplinas opcionais ou de especialização, que oferecem a oportunidade para o estudo mais aprofundado de uma área específica de conhecimento;
  • Dissertação.

O fundo de tempo tem a distribuição apresentada na seguinte tabela:

 

Componentes

(%)

Disciplinas nucleares

40

Disciplinas opcionais

20

Dissertação

40

 

 

Início do curso

O curso de MED tem o seu início previsto para Fevereiro de 2014 precedido de um programa obrigatório para o nivelamento de conhecimentos básicos e de selecção, Programa de Refrescamento, a partir de Agosto de 2013.

As aulas decorrerão na Faculdade de Economia da UEM, sita no Campus Universitário, em Maputo.

 

Elegibilidade

Podem candidatar-se ao curso de MED os licenciados em Economia. Excepcionalmente, também podem candidatar-se os detentores de curriculum científico, académico ou profissional que ateste capacidade para a habilitação ao grau de Mestre em Economia do Desenvolvimento desde que precedido de apreciação curricular realizada pela Faculdade de Economia.

 

 

Procedimentos para apresentação de candidaturas

Os candidatos interessados deverão enviar uma carta para o Director da Faculdade de Economia confirmando a sua disponibilidade financeira para o pagamento pontual de propinas, juntamente com a seguinte documentação:

§  Formulário de candidatura (devidamente preenchido e assinado);

§  Fotocópia autenticada do BI ou DIRE;

§  Fotocópias autenticadas de certificados de habilitações literárias do nível de licenciatura, ou equiparado, com a discriminação das disciplinas e classificações obtidas. (Os certificados não emitidos pelas instituições competentes de Educação da República de Moçambique deverão ser acompanhados pelo reconhecimento competente do Ministério da Educação e Cultura);

§  Curriculum Vitae;

§  Duas cartas de recomendação, sendo uma delas proveniente de uma entidade académica;

§  Carta de autorização do local de trabalho (dirigida ao Director da Faculdade de Economia, se for aplicável);

§  Talão de depósito na conta “UEM - Faculdade de Economia – Mestrado – BCI número 11996282101; NIB: 000800001199628210180”, no valor não reembolsável de 500,00 Mts (quinhentos meticais). Trata-se de um valor necessário para o processamento do expediente do candidato.

 

A documentação acima referida deverá ser entregue ao Registo Académico de Pós-graduação da Faculdade de Economia da UEM, de 17 de Junho de 2013 a 20 de Julho de 2013.

 

 

 

Vagas disponíveis e selecção de candidatos

O curso de MED tem um máximo de 30 vagas. A selecção de candidatos estará a cargo da Comissão Científica da Faculdade de Economia da UEM. São critérios preferenciais de admissão de candidatos os seguintes:

§  Licenciatura em Economia;

§  Média final mínima de catorze (14) valores obtida ao nível de Licenciatura;

§  Proficiência nas Línguas Portuguesa e Inglesa;

§  Avaliação positiva da análise da prova documental e da entrevista ao candidato;

§  Avaliação positiva obtida no Programa de Refrescamento.

A publicação das listas dos candidatos pré-seleccionados terá lugar em Agosto de 2013.

 

 

Propinas

O Programa de Refrescamento, que antecede todos os cursos de mestrado fornecidos pela Faculdade de Economia da UEM, será frequentado pelos candidatos pré-seleccionados mediante o pagamento de uma taxa única de 10.000,00 MT para todo o período. O Programa de Refrescamento terá lugar entre Agosto e Novembro do ano corrente.

Os candidatos a serem admitidos, sendo moçambicanos, estarão sujeitos aos seguintes pagamentos:

§  Propina de inscrição, no valor de 7.500,00 MT, a pagar de uma única vez no acto da matrícula;

§  Propina semestral, no valor de 45.000,00 MT, a pagar de uma única vez no acto da inscrição;

§  Propina única do curso completo (4 semestres), no valor de 180.000,00 MT.

 

Estes valores poderão ser pagos em moeda estrangeira, ao câmbio do dia.

 

Os candidatos em causa, sendo estrangeiros, estarão sujeitos ao pagamento adicional de 50% sobre os valores acima indicados.

 

 

Informações e esclarecimentos adicionais

Para mais informações, os candidatos poderão dirigir-se ao Registo Académico da Faculdade de Economia, sito no rés-do-chão do edifício 5, Campus Universitário da UEM (Av. Julius Nyerere), em Maputo, ou servir-se dos seguintes contactos:

Telefax: (++258) 21- 496301

Att. Dr. David Zamba

(Chefe da Secção do Registo Académico de Pós-Graduação)

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 

 

 

Maputo, Maio de 2013

 
Artigo seguinte >