A Faculdade de Economia oferece os seguintes cursos de mestrado:

Mestrado em Economia do Desenvolvimento; 

Mestrado em Gestão Empresarial;

Mestrado em Gestão de Políticas Económicas; 

Mestrado em Ciências Actuarias; 

Mestrado em Contabilidade; e

Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás;

 

 

Duração e regime

Estes cursos foram desenhados para serem frequentados no período pós-laboral e em regime presencial. Os programas têm a duração de dois anos consecutivos.

 

Objectivos dos cursos

Os cursos de pós-graduação foram desenhados prioritariamente para atender as necessidades específicas do país, privilegiando uma base teórica pluralista, conjugada com a criação duma capacidade analítica e prática para análise e pesquisa dos processos económicos e de gestão.

 

Filosofia dos cursos

Tanto no ensino como na pesquisa, os programas de mestrado dão prioridade ao desenvolvimento de abordagens teórica e metodologicamente sólidas da realidade sócio-económica nacional e do contexto regional e internacional em que Moçambique se insere, de forma a aliar a teoria e a vivência prática. Este enfoque na economia de Moçambique e sua dimensão regional não exclui o estado de outras experiências de desenvolvimento, as quais formam parte do corpo teórico e empírico de trabalho nos mestrados.

 

Natureza das Disciplinas

As disciplinas nucleares ou obrigatórias formam o corpo central da formação do mestrado. As disciplinas opcionais ou de especialização oferecem oportunidade para um estudo mais aprofundado dum aspecto económico ou organizacional específico. Nestas disciplinas serão aprofundadas as matérias estudadas nas disciplinas nucleares. A dissertação, que é nuclear permite ao mestrando aplicar os seus conhecimentos na investigação de um aspecto específico do seu interesse.

 

Créditos

Às disciplinas, e à preparação e elaboração da dissertação serão atribuídos créditos. Cada crédito correspondente a 30 horas de trabalho.

 

Programas temáticos

As disciplinas e créditos dos cursos foram definidos tendo em consideração os objectivos gerais e específicos de formação e perfis profissionais, assim como os objectivos e requisitos da dissertação de Mestrado respectivo.